Economia e Negócios · Ipatinga
Sebrae Minas promove oficina gratuita sobre Reforma Tributária em Ipatinga
Encontro será no dia 5 de novembro e vai orientar empresários e profissionais sobre as mudanças no sistema tributário e os impactos nos negócios
O Sebrae Minas promove, no dia 5 de novembro, em Ipatinga, uma oficina gratuita sobre as mudanças previstas pela Reforma Tributária do Consumo. A iniciativa integra as ações do convênio Coopera+ Rio Doce e, segundo a assessoria, tem como objetivo preparar empresários, microempreendedores individuais (MEI), profissionais da contabilidade e demais interessados para compreender as novas regras e seus possíveis impactos na gestão das empresas.
O encontro será realizado das 8h30 às 12h30, na Agência de Atendimento do Sebrae, no bairro Cidade Nobre. As inscrições devem ser feitas previamente pelo Sympla. A oficina será conduzida pelo consultor na área de legislação tributária com enfoque nos pequenos negócios Vander Lima.
Serão abordados temas como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o Imposto Seletivo, as regras aplicáveis às empresas optantes pelo Simples Nacional e o cronograma de transição para o novo modelo tributário.
De acordo com o Sebrae Minas, a proposta é esclarecer dúvidas e apresentar orientações para que os empreendedores compreendam as mudanças e avaliem os ajustes necessários em seus negócios.
O analista do Sebrae Minas Anderson Pimentel afirma que buscar informação com antecedência é fundamental para entender os efeitos das novas regras e se preparar para decisões mais estratégicas.
"O empresário precisa conhecer como a Reforma Tributária pode afetar o preço do que vende, a emissão de notas fiscais e a relação com clientes que dependem de créditos tributários. Os optantes pelo Simples Nacional, por exemplo, terão de avaliar qual regime tributário é mais vantajoso para o seu negócio, considerando as características da empresa", destaca.
Reparação do Rio Doce
As ações do convênio Coopera Mais Rio Doce são realizadas com recursos provenientes do Acordo de Reparação do Rio Doce, firmado em decorrência do rompimento da Barragem de Fundão, administrada pela Samarco S.A. O rompimento, ocorrido em 5 de novembro de 2015, tirou a vida de 19 pessoas e gerou impactos sociais, ambientais e econômicos que ainda são sentidos ao longo de toda a bacia hidrográfica.
O Novo Acordo de Reparação, homologado pelo Supremo Tribunal Federal no âmbito da PET 13.157/DF, estabelece um conjunto de iniciativas estaduais e federais para mitigar esses danos. O convênio Coopera Mais Rio Doce representa a concretização de parte dessas obrigações no âmbito do Governo de Minas.
Serviço
- Oficina: Reforma Tributária do Consumo: Um Novo Modelo Econômico Tributário
- Data: 5 de novembro
- Horário: 8h30 às 12h30
- Local: Sebrae Ipatinga - Avenida Monteiro Lobato, 63, Cidade Nobre
- Inscrição gratuita: pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/oficina-reforma-tributaria-do-consumo-um-novo-modelo-economico-tributario/3591782)
- Informações: (31) 3830-3300
Com informações de assessoria de imprensa Fonte: Sebrae Minas