Pular para o conteúdo
5 de outubro de 2026 Primeiro jornal online do Vale do Aço Região Metropolitana do Vale do Aço
Folha do Comércio

Vale do Aço

Descredenciadas 11 equipes de PSF em Fabriciano

Redação Folha do Comércio

Publicado em

Fabriciano - O vereador Marcos da Luz (PT) denunciou, na quinta´feira,05, "que, por negligência e incompetência da atual administração", a prefeitura de Coronel Fabriciano teve 11 equipes do PSF na cidade descredenciada esta semana pelo Ministério da Saúde, conforme a Portaria GM/MS nº 1.717/2018.

O descredenciamento das equipes, conforme a Portaria 1.717/2018 (link abaixo), ocorreu pelo descumprimento do prazo para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES), de acordo com o estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.

Antes o município possuía 23 equipes PSF e agora perdeu 11, que foram descredenciadas pelo Ministério da Saúde. “É a mudança batendo na porta. Não foi isso que o povo quis?”, critica o parlamentar, afirmando que a redução das equipes do PSF irá piorar ainda mais a saúde pública na cidade, “por pura incompetência e incapacidade de gestão”, completa.

A equipe de Saúde da Família é formada por multiprofissionais, como médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição, profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

A nova Política Nacional de Atenção Básica, regulamentada pela Portaria 2436/2017, determina o prazo de quatro meses para cadastramento das equipes de saúde da família a partir da publicação do nome município na listagem do Ministério da Saúde.

                Agentes comunitários de saúde

                Além do descredenciamento destas 11 equipes do PSF, a Prefeitura de Fabriciano está também demitindo uma série de agentes comunitários de saúde. Segundo o vereador Marcos da Luz, vários servidores fizeram contato com ele durante a semana denunciando a perseguição. Na quinta-feira (5) um grupo de cerca de 100 ACS’s fizeram uma manifestação na porta da Prefeitura, contra a atual administração, em defesa do emprego e da saúde pública. O parlamentar informou que está estudando ações jurídicas a serem tomadas para garantir o emprego dos ACS’s.

“Já não tem médicos, não tem exames e nem remédios nos postos, agora estão demitindo os agentes comunitários de saúde e tem ainda esta redução de 11 equipes do PSF. O que vai reduzir drasticamente a proporção de cobertura populacional, agravando a saúde pública em nossa cidade. Esta é uma triste realidade do governo tucano”, lamentou Marcos da Luz.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2018/prt1717_21_06_2018.html

Compartilhe

Leia também em Vale do Aço